Dia Nacional do Medicamento Genérico. Uma data que merece ser celebrada pelos brasileiros

O Brasil celebra neste 20 de maio o Dia Nacional do Medicamento Genérico. A data é central no calendário da saúde e foi instituída para reconhecer este que se tornou o principal instrumento de acesso a medicamentos no país. São 21 anos de uma política exitosa que, desde que foi implantada, só trouxe benefícios aos brasileiros.  

Instituídos em 1999, os genéricos seguem ampliando vertiginosamente o consumo de medicamentos no país.  Muito mais baratos que os medicamentos de referência, os genéricos permitem que os brasileiros consigam, efetivamente, seguir seus tratamentos de saúde de forma eficaz e segura.

São aproximadamente 3.500 produtos registrados em mais de 22.000 apresentações. Hoje há genéricos para o tratamento de mais de 95% das doenças conhecidas. Só nos últimos 12 meses foram comercializadas 1,5 bilhão de caixas de genéricos no país.

Para se entender o tamanho do impacto para as famílias e indivíduos, os genéricos já proporcionaram nestes 21 anos uma economia de mais de R$ 158 bilhões em gastos com medicamentos.

A expansão do consumo também foi vigorosa. Desde que os primeiros genéricos chegaram ao mercado,  o consumo de  medicamentos para o controle da pressão arterial aumentou 779%, fenômeno que se repetiu na classe de medicamentos para diabetes (1.640%) e para controle do colesterol (2.549%), para ficar apenas nas doenças de maior prevalência no país.

O binômio qualidade preço conquistou tanto pacientes como médicos.  No caso dos prescritores, os números mostram alta confiança nos genéricos. Dados do IQVIA, empresa que audita o varejo farmacêutico no Brasil e no mundo, mostram que nos últimos 12 meses móveis encerrados em março, dos 20 medicamentos mais prescritos no Brasil, 15 eram genéricos.

O consumidor também incorporou plenamente os genéricos à sua rotina de tratamentos. Estudo feito recentemente pela Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias) mostra que de cada 5 consumidores que trocam o medicamento no balcão da farmácia, 4 optam por um genérico.

Além de fazerem bem para a saúde dos brasileiros, os genéricos se tornaram também um pilar essencial da nossa economia. São mais de 86 fabricantes de medicamentos genéricos que geram milhares de empregos no país. Em torno dos genéricos surgiu um robusto complexo de indústrias que emprega atualmente milhares de trabalhadores, gera riquezas para o país e é um dos mais modernos parques fabris do mundo na área de medicamentos. 

Também, graças aos medicamentos genéricos, o Brasil avançou muito em sua legislação sanitária, o que garante ao consumidor qualidade e segurança.

Por isso tudo, hoje é um dia que merece ser celebrado. Neste momento em que enfrentamos uma pandemia de proporções monumentais, os genéricos estão ajudando os brasileiros a cuidar da saúde e o país a gerar empregos, renda e riquezas para todos.

Parabéns aqueles que se dedicam a produzir medicamentos genéricos, parabéns aos que contribuem para a ampliação do acesso a medicamentos no Brasil. 

Parabéns a todos nós que podemos contar com os medicamentos genéricos para cuidar da saúde dos brasileiros! 

Telma Salles

Presidente Executiva da PróGenéricos