Notícias
Parceria entre PróGenéricos e Santuário Cristo Redentor vai levar medicamentos a instituições sociais

O principal símbolo do Brasil “vestiu-se” de amarelo e azul em nome de uma causa muito nobre. No Dia do Medicamento Genérico (20 de maio), o Cristo Redentor foi iluminado com as cores que identificam o produto, em ação promovida pela PróGenéricos. Além da iluminação, o Cristo recebeu uma projeção com o slogan da campanha, “Todos juntos pelo acesso à saúde”, e três importantes características dos medicamentos genéricos: qualidade, segurança e eficácia.

Transmitido pelo YouTube, o evento também marcou o início de uma promissora parceria. Telma Salles, presidente executiva da PróGenéricos, e Padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor, firmaram acordo para a doação de medicamentos genéricos para instituições sociais do Rio de Janeiro assistidas pela congregação. Os produtos serão fornecidos, durante um ano, pelas associadas da PróGenéricos. Representantes de alguns laboratórios compareceram à cerimônia.

Após a exibição de imagens áreas do Cristo Redentor iluminado de amarelo e azul, a celebração foi aberta com uma palavra do Padre Omar, que agradeceu a presença de todos em nome dos cariocas e do arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta. O sacerdote parabenizou a indústria de medicamentos genéricos pelos serviços prestados à população e destacou que ações como o acordo com a PróGenéricos são especialmente importantes em meio à pandemia de Covid-19.

“A cada novo parceiro, o nosso coração se entusiasma mais e mais, pois a gente percebe que está indo para o lugar certo. O bem atrai o bem”, disse Padre Omar.

“Que o nosso povo tenha saúde”, acrescentou.

Esse também foi o tema do discurso de Telma Salles. A presidente executiva da PróGenéricos lembrou que os desafios enfrentados pela indústria farmacêutica, como o recente fim da extensão de patentes de medicamentos, determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), têm um único objetivo: promover saúde.

“Os genéricos completam 22 anos ampliando o acesso à saúde, fazendo com que mais brasileiros possam, minimamente, tratar suas doenças. As pessoas precisam ter dignidade, e os genéricos têm contribuído para isso, ao reduzir as despesas do SUS, tirar pessoas de situações críticas e fortalecer o complexo industrial brasileiro”, afirmou.

Telma Salles lembrou, ainda, que as associadas da PróGenéricos representam 90% do mercado de medicamentos genéricos. E garantiu que a colaboração com o Santuário Cristo Redentor será duradoura.

“Esta parceria é a oportunidade de fazermos um pouco da nossa parte para com a sociedade e aqueles menos assistidos. Nosso papel é tratar as doenças, para que não progridam, e, em última instância, quando as pessoas são acometidas de problemas mais graves, cuidar delas.”